A nossa criança interior está presente nas memórias que guardamos da nossa infância, sejam elas alegres ou tristes. A criança interior está presente também nas feridas que sofremos em nossa infância a partir de um evento que interpretamos de forma negativa. Caso não tenhamos o apoio e o acolhimento necessário para lidar com essas dores, podemos desenvolver crenças centrais negativas que interferem em nossa vida adulta. Mas só vamos conseguir acessar essas lembranças se nos permitirmos e se estivermos disponíveis para acolhê-las.
E você deve estar se perguntando: Mas por que é tão importante trabalhar essa criança interior e por que se fala tanto dela? Na medida em que nos tornamos adultos, as nossas dores da infância podem reaparecer em muitos momentos da nossa vida, e cuidar delas, acolher essa criança interior que está dentro de você, é fundamental. Quanto mais você estiver desconectado(a) da sua criança interior, mais sintomas podem aparecer como a dependência emocional, a necessidade constante de aprovação, a baixa autoestima, a dificuldade em dizer não, entre outros.
Quando nos tornamos adultos e amadurecemos, cabe a nós cumprir esse papel de pai e mãe da nossa própria vida. Exercer a autoparentalidade é saber quando se acolher e também quando estabelecer limites para você mesmo(a).
Através da escrita terapêutica, você pode tentar resgatar esses momentos da infância, tentando se lembrar de fatos e eventos importantes em sua vida. Você pode começar respondendo as perguntas: Como você era quando criança? Quais eram as suas brincadeiras favoritas? O que te deixava feliz? Quais eram os seus sentimentos mais comuns? O que deixava triste? E com medo?
Ao resgatar esses momentos, tente também se lembrar do que você mais gostava na infância e reviva essa lembrança por alguns minutos, como colorir, desenhar, montar um quebra-cabeças, balançar, momentos simples que podem te permitir acolher a sua criança interior e vivenciar o autocuidado.
Lembre-se que para acessar essas memórias você precisará se acolher e aceitar essa história, acreditando que pode mudar a sua vida adulta ao cuidar da sua criança interior. Não hesite em buscar ajuda profissional, a psicoterapia pode te ajudar muito neste momento.
No e-book Reescrevendo a Sua História com as Cartas Terapêuticas, tenho um capítulo só sobre acolher a sua criança interior com algumas sugestões de exercícios. Para acessar, é só clicar aqui. Você ainda ganha de bônus um baralho do autoconhecimento com 24 cartas. Vale a pena conferir!
No meu instagram @reescrevendoasuahistoria você encontrará dicas de filmes sobre a criança interior e dicas de atividades de escrita terapêutica, clique aqui para me acompanhar por lá e ficar por dentro das novidades.
Com carinho,
Thalita Gonçalves.
Sem comentários